Educação

Jenni Thomaz | 02/12/2024 16:45

02/12/2024 16:45

5239 visualizações

Boi de Mamão encanta alunos de Bombinhas com atividades nas Escolas

Nos dias 27 e 29 de novembro, o grupo levou uma roda de conversa e apresentações para as Escolas Básicas Municipais Manoel Eduardo Mafra e Pequeno Príncipe

Na última semana de novembro, Bombinhas recebeu uma manifestação cultural com o projeto “Eia Boi! Nax Exlocax”, realizado pelo Coletivo e Grupo de Boi de Mamão Eia Boi das Bombinhas. Nos dias 27 e 29 de novembro, o grupo levou uma roda de conversa e apresentações para as Escolas Básicas Municipais Manoel Eduardo Mafra e Pequeno Príncipe, envolvendo 925 alunos na vivência da tradicional manifestação do Boi de Mamão.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

A atividade contou com a participação dos Mestres da Cultura Tradicional de Bombinhas, Paulinho Gabriel e Rosa Melo, ambos com mais de 70 anos de experiência na prática do folguedo. A conversa foi mediada por Marcinha Ferreira, cantora, produtora e coordenadora do coletivo. Rosa Melo, de 76 anos, comentou com entusiasmo a receptividade dos alunos: “Foi lindo demais! As crianças têm sede da brincadeira, querem tocar nos bichinhos, escutam atentamente. Se pudéssemos, iríamos todos os meses nas escolas”.

Entre os envolvidos na atividade estava Clara Lippmann, mãe de Filipe, aluno da EBM Pequeno Príncipe. Ela se encantou com a vivência da tradição, brincando com a Maricota e ajudando as crianças a se conectarem com o personagem. “Sempre gostei muito desde criança da Maricota! Fiquei muito satisfeita em participar e mostrar ao meu filho a importância da cultura e da tradição”, disse Clara.

O Coletivo Eia Boi também esteve presente no dia 22 de novembro, no 30º Açor em Biguaçu, representando Bombinhas no desfile etnográfico. No final do evento, o grupo subiu ao palco para apresentar sua arte. Marcinha Ferreira destaca a diversidade do coletivo, que é formado por crianças, jovens, representantes da comunidade e músicos profissionais. “Nossa missão é perpetuar o Boi de Mamão e garantir que ele continue sendo transmitido de geração em geração”, afirmou.

A ação nas escolas foi viabilizada por meio do Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, com recursos do Governo Federal, através da Fundação Catarinense da Cultura. Além dos Mestres Paulinho Gabriel e Rosa Melo, participaram da atividade Marcinha Ferreira (mediação, produção e vocal), Paulo Henrique (violão e vocal), Kauan Silva (percussão e vocal) e Deivid Olimpia (brincante).

Imagens: Ana Flávia Laguna

Deixe seu comentário