Meio Ambiente

Jenni Thomaz | 13/01/2025 14:12

13/01/2025 14:12

1747 visualizações

Porto Belo tem todos os pontos próprios para banho e se destaca na temporada

O IMA realiza a análise da qualidade da água semanalmente em pontos do litoral catarinense, incluindo as praias de Porto Belo

Porto Belo segue se destacando como um dos melhores destinos turísticos de Santa Catarina, com 100% de balneabilidade em suas praias, conforme o mais recente relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O levantamento, realizado no auge da temporada de verão, mostra que os pontos de banho da Praia de Balneário Perequê e da Praia de Porto Belo estão em perfeitas condições para receber turistas e moradores.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

Para a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP), esse resultado é um reflexo direto do trabalho em conjunto com a Prefeitura, que tem implementado diversas obras de infraestrutura. Entre os principais projetos, destacam-se a macrodrenagem de ruas como a Avenida Atílio Fontana, uma das mais importantes do município, e a construção dos Molhes do Rio Perequê e Molhe do Rio Perequezinho, que têm sido essenciais para a melhoria da qualidade da orla.

“Durante a alta temporada, quando a cidade recebe um grande número de turistas, Porto Belo atingiu o pico máximo de balneabilidade. Esse resultado evidencia a força da parceria entre o setor público e privado, como acontece com a Prefeitura e a ACIP, gerando benefícios extraordinários tanto para os moradores quanto para os visitantes. Nossas praias não são apenas paradisíacas, estão completamente preparadas para receber os banhistas”, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.

Balneabilidade

O IMA realiza a análise da qualidade da água semanalmente em pontos do litoral catarinense, incluindo as praias de Porto Belo. As amostras de água são coletadas a até um metro de profundidade e passam por exames bacteriológicos que levam 24 horas para resultar. A balneabilidade é classificada como “própria” quando 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Caso o número de bactérias seja superior a 800 por 100 mililitros em mais de 20% das amostras, a água é considerada “imprópria” para o banho.

 

Deixe seu comentário