No ano passado, foram registradas 190 faltas, o que representa um grande obstáculo para a continuidade do serviço
Em 2024, o Centro de Castração Animal de Porto Belo, mantido pela Prefeitura Municipal, realizou a castração de 1.081 animais, entre cães e gatos, com o objetivo de controlar a população animal e diminuir o abandono. No entanto, um número significativo de faltas ao procedimento tem prejudicado o atendimento, especialmente a animais em situação de rua.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
No ano passado, foram registradas 190 faltas, o que representa um grande obstáculo para a continuidade do serviço, uma vez que as vagas são limitadas e, quando não são ocupadas, outros animais deixam de receber o benefício. A castração é um passo importante não apenas para a saúde dos animais, mas também para o controle de sua procriação, um dos principais fatores que contribuem para o aumento do número de animais abandonados.
O Centro de Castração oferece o procedimento gratuitamente, além de fornecer medicamentos para o pós-operatório e todo o suporte necessário. Para realizar a castração, os tutores devem se dirigir ao centro com a documentação exigida e garantir que o animal esteja em jejum de 12 horas antes da cirurgia, que ocorre pela manhã. Após o procedimento, os animais são liberados no início da tarde para o retorno ao lar.
A Prefeitura de Porto Belo pede que os tutores se comprometam com as datas agendadas, já que as faltas comprometem o atendimento a outros animais, principalmente os que vivem nas ruas, e dificultam o planejamento da equipe. A importância de não faltar é ainda mais evidente em um momento em que o município busca, cada vez mais, controlar a população animal e diminuir o sofrimento de cães e gatos abandonados.