O evento, que ocorreu no Palco das Artes, é parte de uma série de capacitações realizadas entre os dias 07 e 11 de abril
Nesta terça-feira (08), Porto Belo sediou uma capacitação sobre Resíduos Sólidos e Saúde Pública, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD). O evento, que ocorreu no Palco das Artes, é parte de uma série de capacitações realizadas entre os dias 07 e 11 de abril, com o objetivo de formar mais de 1.000 profissionais da saúde e do meio ambiente na região.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A capacitação reuniu profissionais como Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE), fiscais da Vigilância Sanitária, além de equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde, com foco na gestão de resíduos e a promoção de um ambiente saudável. Também participaram coordenadores de programas de saúde pública, como o Programa de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti.
O evento teve como objetivo fortalecer o papel desses profissionais na orientação da população sobre o descarte correto de resíduos sólidos, visando a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde pública.
“Sem um ambiente saudável não há qualidade de vida. E quando os resíduos sólidos não têm a destinação correta, todos sofremos. O Programa Penso, Logo Destino está aqui para ajudar a população catarinense na gestão dos seus resíduos e na preservação do meio ambiente”, afirmou Cícero Luis Brasil, coordenador estadual do PLD.
O Programa Penso, Logo Destino tem como principal missão conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos e promover a logística reversa no estado. Santa Catarina é pioneira no Brasil neste tipo de articulação, que abrange materiais como agrotóxicos, pilhas, baterias, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos e pneus.