Na manhã desta segunda-feira (28), o município de Porto Belo deu mais um passo importante na prevenção de desastres naturais, com a continuidade da 1ª etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A reunião, realizada na sede da Defesa Civil, marcou o início do reconhecimento técnico do território e a definição dos processos geológicos e hidrológicos que serão mapeados ao longo do projeto.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
O encontro reuniu especialistas de diversas áreas. Estiveram presentes o professor de Engenharia Civil Tadeu de Souza Oliveira, o professor de Geologia Clóvis Norberto Savi, a arquiteta e doutora Mirtz Orige Oliveira, além de representantes da UNIVALI, o Assessor de Operações e Fiscalização de Áreas de Risco, Carlos Eduardo Guerreiro, o procurador da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Dr. Ricardo Cavalheiro, e a engenheira civil Priscila Lopes.
Após a reunião técnica, os participantes realizaram uma visita a pontos estratégicos da cidade, com foco no bairro Araçá — uma das áreas mais sensíveis do município em relação a riscos ambientais. A visita teve como objetivo levantar informações in loco que subsidiarão o diagnóstico técnico e a elaboração do plano de ações preventivas.
O PMRR é uma ferramenta essencial para identificar áreas vulneráveis e propor soluções estruturais e não estruturais, visando à segurança da população e à proteção do meio ambiente.