Segurança

Camila Diel | 05/05/2025 09:59

05/05/2025 09:59

2911 visualizações

Guarda Municipal de Porto Belo adere ao Maio Amarelo e reforça alerta por um trânsito mais humano

Campanha 2025 destaca o papel de cada cidadão na preservação da vida e na redução de acidentes

A Guarda Municipal de Porto Belo aderiu à campanha nacional Maio Amarelo 2025, que neste ano reforça o tema “Mobilidade humana, responsabilidade humana”. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito e a preservação da vida.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

Com a proposta de alertar motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros, a campanha reforça que o trânsito deve ser um ambiente de respeito e empatia. De acordo com as peças divulgadas pela corporação, 90% dos acidentes são causados por falha humana — um dado que reforça a necessidade de atenção redobrada e escolhas seguras ao volante.

Além disso, a campanha traz dados impactantes sobre velocidade: uma colisão a 180 km/h equivale a uma queda de um prédio de 40 andares. A redução da velocidade de 80 km/h para 60 km/h, por exemplo, pode diminuir em até 40% os acidentes com vítimas, segundo estudos citados na mobilização.

“Alguém te espera em casa” e “O trânsito não é lugar para pressa” são algumas das mensagens de impacto utilizadas para sensibilizar os cidadãos. A Guarda Municipal lembra que atitudes simples como usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, evitar o uso do celular ao dirigir e não consumir álcool antes de assumir o volante podem salvar vidas.

A campanha também convida a comunidade a fazer parte desse movimento e compartilhar as mensagens de conscientização. A ideia é lembrar que cada ação no trânsito pode ser determinante para evitar tragédias.

Deixe seu comentário