O esforço da campanha acontece em um momento de alta nos atendimentos por síndromes respiratórias no estado
O município de Porto Belo vacinou 1.348 moradores durante o Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10). A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica e contou com a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto a UBS Sertão do Valongo), que permaneceram abertas das 8h às 17h para atender a população.
A campanha disponibilizou a imunização para pessoas a partir dos seis meses de idade, ampliando o acesso à vacina contra os principais vírus da gripe, como o influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A medida tem como foco reduzir os sintomas e evitar complicações, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pacientes com comorbidades.
O esforço da campanha acontece em um momento de alta nos atendimentos por síndromes respiratórias no estado. Apenas nos meses de março e abril, a UPA de Porto Belo registrou 14.631 atendimentos, indicando uma forte demanda por cuidados relacionados a sintomas gripais.
Mesmo após o Dia D, a vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação ativa. A orientação é para que quem ainda não se imunizou procure a unidade mais próxima e mantenha o esquema de proteção atualizado.