Iniciativa reuniu diversas forças de segurança e resposta do município e da região
Neste domingo (18), Bombinhas participou do maior Simulado de Desastres em Tempo Real já feito no Brasil. A iniciativa reuniu diversas forças de segurança e resposta do município e da região, demonstrando preparo, integração e agilidade em situações de emergência.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
O exercício teve início às 8h, com a instalação de uma Sala de Crise na sede da Defesa Civil de Bombinhas. Esta etapa reuniu representantes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Famab Bombinhas e Departamento de Trânsito. O cenário simulado foi um deslizamento de terra na Rua Hortênsia, área previamente identificada como zona de risco, onde residem cerca de 70 pessoas em 25 moradias.
O que foi simulado:
Deslizamento de terra sem vítimas fatais
Seis vítimas resgatadas e encaminhadas para atendimento na UPA Bombinhas
Isolamento da área afetada pela Defesa Civil
Abertura de abrigo provisório no salão paroquial da Igreja de Morrinhos
Monitoramento climático contínuo
Ações de limpeza, restabelecimento de energia elétrica e abastecimento de água
Criação de um Centro Logístico emergencial na garagem da Prefeitura para o recebimento de itens de ajuda humanitária
Ao longo do dia, as equipes atuaram em conjunto, testando protocolos de resposta, comunicação e logística. No início da tarde, uma reunião online reuniu os representantes de Bombinhas, Porto Belo e Itapema com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil para avaliação do exercício e sugestões de aprimoramento.
O simulado foi encerrado por volta das 17h, com a desmobilização das equipes e o encerramento das atividades.
Liderança técnica e coordenação local: Anderson Luis Petry – Diretor de Defesa Civil, Anatolio Nascimento Cruz Filho – Superintendente de Defesa Civil, André Luís Santos – Geógrafo, Edison Baierle – Engenheiro Florestal e Flavio Martins – Presidente da Famab Bombinhas.a