Comunidade

Jenni Thomaz | 23/05/2025 09:33

23/05/2025 09:33

2232 visualizações

Vereadores cobram regulamentação para circulação de veículos elétricos na cidade em Porto Belo

Desde o início do ano, o Legislativo tem manifestado preocupação com a circulação desses modais

A crescente presença de veículos autopropelidos e bicicletas elétricas nas ruas da cidade voltou ao centro das discussões na Câmara Municipal. Na última quinta-feira (15), vereadores se reuniram com o secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Juarez Barbosa, o comandante da Guarda Municipal, Jaison Correa, e o diretor de Trânsito, Cristiano Leite, para debater o tema.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

Desde o início do ano, o Legislativo tem manifestado preocupação com a circulação desses modais. Em fevereiro, um requerimento do vereador Rodrigo Borba (União) solicitou ao Executivo um projeto de regulamentação municipal, sob a alegação de que a população ainda não compreende plenamente as regras de uso desses veículos.

Na reunião, os representantes do Executivo destacaram que a fiscalização segue as diretrizes da Resolução 996/23 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define os tipos de veículos, equipamentos obrigatórios e exigências para tráfego e registro. Ainda em fevereiro, a Secretaria promoveu uma blitz educativa com usuários de ciclomotores elétricos, com base nessas normas.

Para Rodrigo, a ação não é suficiente. “Não tem efetividade na prática”, criticou o vereador durante a sessão da Câmara nesta segunda-feira (19). Ele defende a ampliação da campanha educativa, com foco nas escolas e na conscientização dos pais sobre os riscos de menores utilizarem esses veículos — inclusive quanto à responsabilidade em casos de acidentes.

O vereador Professor Juliano (Progressistas), que também participou da reunião, lembrou que a discussão ultrapassa os limites do município. “É uma pauta nacional, que envolve mobilidade urbana”, afirmou. Ele se posicionou contra multas e recolhimento de veículos como medida imediata, mas defendeu um ordenamento para evitar a piora dos problemas no trânsito. “A gente está procurando um direcionamento”, resumiu.

Rodrigo Borba acrescentou que pretende visitar cidades da região que já adotaram medidas mais eficazes para lidar com a questão. “Essa discussão não vai parar por aqui”, garantiu.

Deixe seu comentário