A honraria reconhece homens e mulheres que, em suas áreas de atuação, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do município
A Câmara de Vereadores de Porto Belo realiza nesta quinta-feira (9) a tradicional cerimônia de entrega dos títulos de Cidadão Honorário, em sessão solene marcada para as 19h. A honraria reconhece homens e mulheres que, em suas áreas de atuação, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do município. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e pela página oficial no Facebook.
Instituída em 2010, a homenagem é regulamentada pela Lei nº 1.836, que prevê a outorga “às pessoas físicas que tenham prestado relevantes serviços ao município ou nele se destacado pela atuação na vida pública ou privada, nos termos do artigo 58, inciso XX, da Lei Orgânica Municipal”.
Neste ano, o evento também faz parte das comemorações pelos 193 anos de emancipação política de Porto Belo, celebrados no dia 13 de outubro.
A escolha dos homenageados é feita pelos vereadores, que muitas vezes ampliam o escopo da honraria, concedendo-a tanto a pessoas que passam a receber simbolicamente a “cidadania portobelense” quanto a moradores nativos, reforçando o reconhecimento por suas trajetórias e contribuições à cidade.
“É a maior honraria do Legislativo”, destacou o presidente da Câmara, Willian Ismael dos Santos (Progressistas). “Cada um, à sua maneira, por meio de ações diretas ou indiretas, está contribuindo com o crescimento do nosso município.”
Entre os homenageados está Ana Luisa Fresard Alvares, empresária que mantém há quase três décadas uma forte relação com Porto Belo. Natural de Concepción, no Chile, Ana chegou à cidade em 1997 com o então marido, Alexandre Stodieck, para iniciar a operação da Ilha de Porto Belo. No ano seguinte, abriu as lojas Mar Doce Lar, que até hoje fazem parte do comércio local.
“Eu achei fofo”, reagiu ao saber da homenagem. “Talvez outra pessoa já tivesse desistido, mas a gente prefere viver com menos do que se mudar”, comentou, ao refletir sobre os desafios e encantos de viver em uma cidade litorânea.