Honrando essa tradição, o regional de choro Chá de Cevada realiza a circulação do seu espetáculo autoral e se apresenta gratuitamente em Bombinhas
Com raízes no final do século XIX, o chorinho é considerado o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro, nascido nas ruas e nos espaços públicos. Honrando essa tradição, o regional de choro Chá de Cevada realiza a circulação do seu espetáculo autoral e se apresenta gratuitamente em Bombinhas, nesta sexta-feira (17), na Casa da Cultura Piana do Crivo, em Morrinhos. A classificação é livre.
O repertório da apresentação reúne composições autorais do grupo, intercaladas com grandes clássicos do choro, proporcionando ao público uma experiência musical que celebra a essência e a história desse gênero.
Criado em 2007, em Joinville, o Chá de Cevada é formado por Cláudio Moraes (flauta transversa e saxofone), Carlinhos Ribeiro (pandeiro) e Ney Souza (violão sete cordas), e conta nesta turnê com a participação de um músico convidado. Desde o início da trajetória, o grupo se dedica a promover o chorinho brasileiro, com espetáculos que unem caráter didático e fruição artística.
A proposta da série de apresentações é aproximar o público da música instrumental, levando o choro para espaços abertos e alternativos, em um formato que estimula o encontro, o lazer e o sentimento de pertencimento cultural.
Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o chorinho é considerado um símbolo da identidade musical brasileira, mesclando o espírito boêmio e popular à complexidade da música erudita.
O percussionista Carlinhos Ribeiro destaca a satisfação do grupo em seguir difundindo o gênero:
“Temos um enorme prazer e satisfação em tocar esse patrimônio nacional. Além disso, compartilhar o palco com grandes músicos e amigos de longa data reflete muito na nossa música e no entrosamento alegre e contagiante do grupo”, afirma.
A circulação é uma realização da Sarau# Produções, com gestão cultural da Agência AqueleTrio, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina.