Educação

Jenni Thomaz | 10/04/2025 14:05

10/04/2025 14:05

2717 visualizações

Alunos de Porto Belo aprendem sobre polinizadores em oficina de educação ambiental

A ação foi realizada com os alunos do Pré I e Pré II do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Lauro Prado

Na manhã desta quinta-feira (10), os alunos do Pré I e Pré II do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Lauro Prado vivenciaram uma aula diferente, voltada à educação ambiental e à conscientização sobre a importância dos insetos polinizadores.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

A atividade, intitulada Bomba de Sementes, foi conduzida pela artista Mônica Turatto e encantou os pequenos com a proposta de criar esferas feitas de sementes, argila e matéria orgânica. Essas “bombas” podem ser lançadas em terrenos ou jardins para estimular o crescimento de flores e ervas, promovendo o reflorestamento urbano e atraindo polinizadores como abelhas, borboletas, libélulas e beija-flores.

Durante a oficina, as crianças aprenderam que cerca de 80% das plantas do planeta dependem da polinização feita por insetos. Ao mesmo tempo, foram alertadas para um dado preocupante: atualmente, 40% das espécies de insetos estão ameaçadas de extinção, principalmente devido à perda de habitat.

A ação foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instrumento legal que permite a pessoas físicas ou jurídicas com multas ambientais converterem os valores em projetos educativos. Em vez de pagar diretamente à Fundação Municipal do Meio Ambiente, os responsáveis investem em iniciativas de conscientização nas escolas da rede municipal.

Deixe seu comentário