Podem se candidatar alunos do 8º e 9º anos das escolas públicas (municipais e estadual) e particulares de Porto Belo
A Câmara Municipal de Porto Belo deu início ao processo de escolha da quarta legislatura do programa Vereador e Vereadora Mirim. A portaria que estabelece os procedimentos e o calendário para 2025 foi publicada na última segunda-feira (17). Para divulgar o projeto e engajar a comunidade escolar, vereadores visitaram as escolas do município na semana passada, reforçando a importância da iniciativa que aproxima o parlamento da juventude portobelense.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
Criado em 2018 e com a primeira legislatura eleita no ano seguinte, o programa conta com o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Seu objetivo é familiarizar os estudantes com o trabalho parlamentar, contribuir para a formação política dos jovens e incentivar a participação cidadã.
Na prática, o projeto funciona como uma versão jovem da Câmara de Vereadores, permitindo que os estudantes eleitos realizem sessões plenárias, proponham projetos e debatam melhorias para suas escolas, bairros e para o município como um todo.
Podem se candidatar alunos do 8º e 9º anos das escolas públicas (municipais e estadual) e particulares de Porto Belo. Já os estudantes do 6º ao 9º ano participam como eleitores, escolhendo os 11 vereadores mirins que irão compor a Câmara.
O prazo para as escolas interessadas confirmarem participação se encerrou na quarta-feira (19). Agora, entre os dias 20 e 25 de março, os estudantes que desejam concorrer devem oficializar sua inscrição. A campanha eleitoral será realizada entre 31 de março e 8 de abril, período em que os candidatos poderão apresentar suas propostas para conquistar o voto dos colegas. A organização desta etapa ficará sob a responsabilidade das escolas, que poderão criar comissões ou designar professores para auxiliar os alunos.
A votação ocorrerá no dia 9 de abril, mobilizando vereadores, assessores, gestores, professores e estudantes. Já no dia 14, os eleitos e seus suplentes serão diplomados. A primeira sessão da nova legislatura está marcada para 7 de maio, dando início oficial aos trabalhos da Câmara Mirim.
Este ano, o programa está sob a coordenação do gabinete do vereador Rodrigo Carlos Borba (União). Para ele, a experiência tem sido extremamente positiva, estreitando os laços entre o legislativo e a comunidade escolar. Rodrigo também agradeceu o apoio dos demais vereadores, professores e gestores, e destacou sua confiança no sucesso da nova legislatura.