Animais

lancenoticias | 10/07/2024 16:59

10/07/2024 16:59

6209 visualizações

Casinhas de cães comunitários somem de UBS em Porto Belo e animais ficam desamparados no frio e chuva

A retirada das casinhas gerou indignação nas redes sociais, e as protetoras foram forçadas a buscar soluções para amparar os animais

Protetoras de Animais denunciaram o desaparecimento de casinhas de cachorros comunitários na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Tomaz Ambrósio, no Sertão de Santa Luzia, em Porto Belo. Os animais estão expostos ao frio e à chuva, gerando revolta entre os cuidadores. Bem estar animal de Porto Belo afirma que casinhas foram furtadas do local.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Hilene, presidente da associação Protetoras em Ação, relatou que a situação dos animais na UBS sempre foi precária. Em julho de 2022, protetoras foram acionadas para socorrer cachorros em condições deploráveis, como o Billy, que estava com a pele gravemente afetada por sarna. Elas montaram casinhas e criaram sombras para os animais, que estavam expostos ao sol intenso do verão. Além disso, conseguiram castrar as fêmeas que viviam no local.

No entanto, neste ano, segundo Hilene, as reclamações de moradores, especialmente idosos, sobre a presença dos cães levaram à retirada das casinhas. Ela afirma que as casinhas foram levadas para um posto de combustível na BR-101, onde os animais ficaram sob os cuidados do dono do posto. Desconhecendo o novo ambiente, os cães retornaram à UBS, ficando desamparados novamente.

A retirada das casinhas gerou indignação nas redes sociais, e as protetoras foram forçadas a buscar soluções para amparar os animais. Uma voluntária que mora nas proximidades ficou responsável por monitorar os cães, e novos medicamentos foram adquiridos com a ajuda de uma construtora que preferiu não ser identificada. Hilene também assumiu a responsabilidade pelas vacinas dos animais contra raiva, cinomose e parvovirose. A presidente da associação enfatizou que os cães são protegidos por leis estaduais e federais e têm o direito de viver como cães comunitários.

Bem-Estar Animal de Porto Belo afirma que estrutura foi furtada

O Diretor de Bem-Estar Animal de Porto Belo, Jeferson Loregian, informou que as casinhas dos cachorros comunitários foram roubadas ou furtadas. “Agora ninguém sabe onde foram parar, estamos investigando ainda. Mas agora estamos levando casinhas de madeira bem pesadas pra não removerem de lá.” A declaração ocorre em meio à polêmica sobre o desaparecimento das estruturas que abrigavam os cães na UBS João Tomaz Ambrósio.

Deixe seu comentário