Interessados têm até 28 de abril para se inscrever; curso vai de maio a setembro e termina com exposição fotográfica
Estão abertas até o dia 28 de abril as inscrições para a segunda edição do Fotodoc Bombinhas, curso gratuito de fotografia documental promovido no município do Litoral Norte de Santa Catarina. A formação é aberta ao público, não exige experiência prévia e será realizada entre maio e setembro deste ano. As aulas acontecem no Museu Comunitário Engenho do Sertão, em Bombinhas.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
O curso oferece capacitação teórica e prática com foco na relação entre cultura e natureza no município. Além das aulas em sala, os participantes farão saídas de campo para desenvolver projetos fotográficos autorais. Ao final do processo, os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados em uma exposição física e também em uma galeria virtual com recursos de acessibilidade.
A formação será conduzida pelos fotógrafos Alvaro Fiore, Esteban Silva Montecinos e Santiago Asef, além da curadora Lucila Horn, todos com trajetória consolidada na fotografia documental. O curso propõe estimular a observação sensível do território, a valorização do patrimônio e a formação de novos agentes culturais locais.
Segundo o idealizador do projeto, o fotógrafo Alvaro Fiore, o Fotodoc Bombinhas busca mais do que ensinar técnica. “A fotografia documental é uma ferramenta essencial para preservar a memória cultural, conscientizar sobre questões sociais e ambientais, fomentar a expressão artística e contribuir para a economia criativa e cultural da nossa região”, afirma.
O projeto é financiado com recursos da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, através do Edital Mestre Cantalício Rocha 2024. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link disponível no perfil oficial do projeto no Instagram: @fotodocbombinhas.