O Dia Mundial do Escotismo, celebrado em 1º de agosto, tem origem no primeiro acampamento de escoteiros do mundo. Em 1907, o britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, fundador do movimento, organizou um acampamento com 18 meninos na Ilha de Brownsea, onde experimentaram o que ele chamava de seu “Projeto de Escotismo”. Esse evento marcou o início do escotismo e, desde então, o 1º de agosto é comemorado por escoteiros de todas as partes do mundo como o Dia Mundial do Escotismo.
Em Porto Belo, O Grupo Escoteiro Pegasus, fundado em 3 de novembro de 2012, tem como objetivo proporcionar uma experiência educativa única, com uma abordagem holística e pelo forte vínculo com a natureza, guia crianças e jovens em uma jornada transformadora.
”Nosso grupo singra os céus da educação desde então, guiando crianças e jovens em uma jornada transformadora. Através dos valores e princípios do Escotismo, o Pegasus propõe um aprendizado holístico, abraçando a natureza como sala de aula viva”, explica o grupo.
Os escoteiros do Pegasus são guiados pelos princípios do Escotismo, movimento fundado por Robert Baden-Powell. Esses princípios incluem o compromisso com a comunidade, a busca por autoconhecimento e a valorização da vida ao ar livre, destaca o grupo:
”O Pegasus propõe um aprendizado holístico, abraçando a natureza como sala de aula viva, é um convite para voar alto, desbravar horizontes e construir um futuro promissor em uma experiência única”, encerra o Grupo Pegasus.