Maria Gabriela Cardoso, escritora, poetisa e roteirista natural do Rio Grande do Sul, moradora de Porto Belo, lançou seu mais novo livro, “Dos Pés ao Palato”. A obra, que foi finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pelo Ministério da Cultura em 2023, é uma coleção de textos que exploram temas como cotidiano, política, sexualidade, doenças mentais e outros assuntos.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
O livro é descrito pela autora como uma conversa franca com o leitor, sem moralismos ou amarras a ideologias ou convenções elitistas. “Dos Pés ao Palato” reflete as experiências pessoais de Maria Gabriela, as pessoas que conheceu e as histórias que ouviu ao longo de sua vida. Em suas palavras, a obra é “uma fofoca, um desabafo, mas, acima de tudo, uma chamada para reflexão”.
Maria Gabriela, que também é idealizadora do coletivo Escribas e da revista de mesmo nome, tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das mulheres, LGBTQIA+ e do meio ambiente. Inicialmente conhecida como Lua Pinkhasovna, um pseudônimo que usava para abordar temas políticos e sociais, hoje ela assina seus trabalhos com seu nome de batismo.