Os ventos fortes combinados com um sistema de alta pressão trazem risco de ressaca para a costa
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas de mudanças importantes no tempo nos próximos dias. Entre o final da tarde de domingo, 28, e a tarde da segunda-feira, 29, as temperaturas sofrem um declínio acentuado em todas as regiões catarinenses devido à passagem de uma frente fria. Além disso, ventos fortes no litoral deixam o mar agitado e com risco de ressaca até terça-feira, 30, em Itapema e Porto Belo.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
Com o predomínio do tempo nublado, ventos de sul e condição para chuva ao longo do dia, as temperaturas na segunda-feira ficam significativamente mais baixas em comparação aos dias anteriores, causando intensa sensação de frio. O risco é moderado para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
O mar fica agitado nos primeiros dias da semana em todo o litoral catarinense devido aos ventos de quadrante sul provocados pela passagem de uma frente fria e o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica. São esperadas ondas de sul/sudeste entre 2,0 m e 2,5 m de altura próximo à costa e de até 3,0 m em alto mar. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a atividades de pesca, navegação e esportes náuticos. Os ventos sopram com velocidade média entre 15 e 30 km/h e rajadas de até 65 km/h nas áreas costeiras, sendo baixo o risco para ocorrências como destelhamentos e queda de galhos e árvores.
As autoridades recomendam o uso de roupas adequadas para o frio e cuidados extras com a saúde durante esses dias. Além disso, pescadores e navegadores devem estar atentos às condições marítimas adversas e evitar atividades de risco.