A cerimônia de entrega da Medalha Mulher de Valor 2025 contou com uma estrutura inédita e lotou o auditório Vereador Marçal Manoel da Silva
A noite de quinta-feira (27) foi marcada por emoção e reconhecimento na Câmara de Vereadores de Porto Belo. A cerimônia de entrega da Medalha Mulher de Valor 2025 contou com uma estrutura inédita e lotou o auditório Vereador Marçal Manoel da Silva.
Duas tendas foram montadas em frente ao Anexo I da Câmara, onde autoridades, homenageadas e familiares foram recepcionados. No interior, um ambiente especial foi preparado com painéis de LED, luzes e flores, criando um cenário digno da celebração.
O presidente da Casa, vereador Willian Ismael dos Santos (Progressistas), definiu a noite como memorável. “Este ano fizemos um diferencial para valorizar essa solenidade, que é tão importante para a nossa Câmara”, destacou.
Homenagens cheias de significado
Na tribuna, os vereadores exaltaram a trajetória de suas indicadas. Entre as homenageadas, mães de parlamentares, educadoras, voluntárias na causa animal e servidoras públicas foram reconhecidas por suas contribuições à sociedade.
Para Cristiani de Jesus, presidente da Fundação Municipal de Cultura e mestre de cerimônias, o evento reforça a luta feminina por igualdade. “Estou muito feliz de participar dessa noite e falar dessas dez mulheres. Cada uma traz sua luta e sua história dentro do contexto dessa linda homenagem”, afirmou.
A honraria foi instituída por lei em 2018 e entregue pela primeira vez em 2019. Um de seus autores, o atual procurador especial da Mulher, vereador Altino Júnior (PL), reforçou a importância do reconhecimento. “Mais do que uma homenagem, é um ato de valorização da mulher e de sua contribuição para a sociedade”, declarou.
Entre as homenageadas, a pedagoga Rosane Grauppe, indicada por Altino, se emocionou ao ser lembrada pelos 23 anos dedicados à Escola de Educação Básica Tiradentes e pelo período em que atuou como secretária municipal de Educação. “Fiquei muito lisonjeada. Me emocionou muito”, disse.
Já Maria Tolentina Pereira, conhecida como “dona Liquinha”, fez sua estreia no Legislativo aos 80 anos. “Se me chamaram, eu vim! Vim com muito prazer”, brincou a moradora do bairro Vila Nova, indicada pelo vereador Giliardi Scaburi (MDB).
O evento foi encerrado com a homenagem a Benta Noêmia Francisco, ex-vereadora e matriarca de uma família de políticos, que recebeu flores amarelas e abraços de uma comitiva do bairro Araçá. “São realmente guerreiras”, reforçou Willian Ismael dos Santos.
Confira as homenageadas e seus indicantes:
-
Rosane Maria Grauppe (Altino dos Santos Júnior)
-
Maria de Lourdes Voltolini (Bento Voltolini)
-
Maria Celia Silva (Ednaldo Manoel da Silva)
-
Maria Tolentina Barreto Pereira (Giliardi Scaburi)
-
Tania Maria Beltrame (Jonatha Carlo Cabral)
-
Lidiane Heloisa Laureano (Josimar José de Melo)
-
Mariana Consoli Teixeira (Juliano Cota Guerreiro)
-
Vera Lúcia Ramos da Silva (Onésio Ramos)
-
Izolete Maria Batista Albano (Rodrigo Carlos Borba)
-
Benta Noêmia Francisco (Willian Ismael dos Santos)