Evento realizado durante o fim de semana reuniu milhares de pessoas para comemorar temporada excepcional para os ranchos de pesca da cidade
Nem o mau tempo dos últimos dias foi capaz de diminuir a grandeza e a importância do Saragaço, maior evento de encerramento da pesca artesanal da tainha na região. Durante os dias 12, 13 e 14 de julho, milhares de pessoas passaram pela praia de Bombinhas para curtir a programação repleta de provas da gincana do projeto, apresentações culturais e gastronomia típica de excelente qualidade. O Rancho do Kenko foi o grande vencedor da fraterna competição entre os ranchos de pesca da cidade. É o primeiro título deste rancho, que participa da gincana desde a sua primeira edição.
Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
Esta foi a oitava edição do evento, que desempenha importante papel para a valorização da cultura local e para a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. Ao longo do fim de semana, as equipes dos ranchos de pesca participaram das últimas provas da gincana, que combinam elementos da pesca e releituras de brincadeiras antigas.
Embora toda a competição seja muito divertida, algumas provas merecem certo destaque. É o caso do Mestre Chef, competição culinária em que os participantes utilizaram a tainha como ingrediente principal, e que teve como vencedor o Rancho do Canto de Bombas. Já a Mar à Tona, emocionante corrida de canoas de um pau só com percurso de dez quilômetros, considerada a prova mais difícil do evento, também foi conquistada pelo Rancho do Canto de Bombas. O prêmio de melhor torcida foi conquistado pelo Rancho da Praia de Fora. Por sua vez, o troféu Safra de Ouro, que premia o rancho com maior quantidade de peixe pescado na temporada, foi para o Rancho dos Ingleses, que capturou quase 53 mil tainhas este ano. Além disso, como tarefa solidária, foi arrecadada quase uma tonelada de lacres de latas, que serão revertidos em cadeiras de rodas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Uma das coordenadoras do projeto, Maria Júlia Emílio destacou a importância dos ranchos para salvaguardar a cultura ancestral da pesca artesanal da tainha. “Parabéns a todos os ranchos por manterem a tradição, manterem as suas canoas, manterem as suas redes. Parabéns por ajudarem a preservar essa tradição, porque isso é muito lindo”, afirmou.
Outro integrante do grupo de coordenadores do projeto, Adauto Saturnino Januário reforça o agradecimento a todos os envolvidos na realização do evento. “Ao fim de mais uma edição, nós da equipe do Saragaço, dos ranchos de pesca, prestadores de serviço e instituições que trabalharam, deixamos nossa gratidão por mais um evento maravilhoso e também pela credibilidade do projeto perante a sociedade. Já estamos trabalhando na edição de 2025, que terá um importante apoio da Kyly através da Lei de Incentivo à Cultura. com certeza faremos um evento ainda melhor”, assegura.
O Saragaço é uma iniciativa da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestra Elza e apoio de 15 empresas locais.