Pais de alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) Estela Machado dos Santos, em Porto Belo, entraram em contato com o Lance Itapema para denunciar a creche por supostamente esconder um caso de sarna. Segundo os familiares, a instituição não comunicou o caso de forma adequada e não suspendeu as aulas para higienização, o que causou preocupação entre os responsáveis pelas crianças.
Em mensagens de texto em um grupo de WhatsApp, enviadas ao Lance por um familiar que não quis se identificar, uma mãe expressou preocupação com a saúde dos alunos, mencionando que muitos estavam apresentando bolinhas pelo corpo que coçam, sugerindo que poderiam ser contagiosas. Na mesma conversa, responsáveis pelo NDI também avisaram que uma mãe havia comunicado a creche sobre a suspeita do filho ter escabiose.
A creche ressaltou que realiza limpeza diária e aconselhou os pais a não entrarem em pânico, seguindo orientações da Secretaria de Saúde, que informou tratar-se de um vírus presente no ar como qualquer outro. A instituição destacou que este foi o primeiro caso suspeito de escabiose registrado no NDI Estela Machado dos Santos este ano e que não se pode afirmar que a contaminação ocorreu na creche.
O Lance Itapema entrou em contato com a creche, que afirmou que “essa denúncia não procede”. Segundo o NDI, o caso comunicado deu negativo para escabiose e foi diagnosticado como dermatite. Além disso, outras suspeitas também deram negativo e por isso não foram registrados como sarna.
Mesmo sem casos positivos, todas as creches e escolas do município foram higienizadas na quinta-feira, 27, após um aumento de casos na região. No entanto, a Prefeitura e as creches sem casos confirmados, como o NDI Estela Machado dos Santos, optaram por não cancelar as aulas, pois muitas famílias não têm com quem deixar as crianças, que estão saudáveis. Em caso de confirmação, as crianças diagnosticadas com sarna ficam afastadas por uma semana.
Leia também:
Os pais pediram providências específicas de higienização e sugeriram que medidas mais rigorosas fossem tomadas para evitar a propagação da doença. A creche reforçou que está tomando todas as medidas necessárias para tratar a situação e que os pais devem observar seus filhos atentamente para qualquer sinal da doença.
Ao Lance, a prefeitura e a creche reafirmaram que a higienização é feita diariamente e que não há motivo para pânico, pois a situação está sendo monitorada de perto e todas as precauções estão sendo tomadas para garantir a segurança e a saúde dos alunos.
Confira a resposta da Prefeitura de Porto Belo:
“Os casos que deram negativo eram dermatite, por isso não foram registrados. Mesmo sem casos positivos, todas as nossas creches foram higienizadas na quinta-feira, quando deu a alta de casos na região. Nós optamos por não cancelar as aulas pois muitas famílias não tem com quem deixar as crianças, que em si, estão saudáveis (as crianças que foram diagnosticadas com a sarna humana ficam afastadas por uma semana).”