Infraestrutura

Mauro Camargo | 04/11/2024 13:54

04/11/2024 13:54

8343 visualizações

Porto Belo aprova construção de pórticos arquitetônicos para melhorar sinalização e atração turística

Com a nova legislação, a prefeitura poderá firmar parcerias com instituições privadas para a construção dos pórticos, permitindo a publicidade nos espaços

A criação de pórticos arquitetônicos nos principais acessos aos bairros de Porto Belo foi aprovada em um projeto de lei sancionado pela Prefeitura. Essa iniciativa, proposta pelo vereador Gilberto Pedro (MDB), visa aprimorar a sinalização urbana e fornecer informações sobre as diversas localidades do município, um detalhe valioso para turistas e visitantes que desejam explorar a cidade.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

Com a nova legislação, a prefeitura de Porto Belo poderá firmar parcerias com instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, para a construção dos pórticos, permitindo a publicidade nos espaços. O design desses marcos ainda será definido através de um concurso destinado a profissionais e estudantes de arquitetura, garantindo que cada pórtico respeite a identidade de sua localização. Contudo, o cronograma para a implementação da nova sinalização ainda não foi especificado.

Em outra frente, a vereadora Silvana Stadler (PL) propôs um projeto que reconhece como patrimônio histórico imaterial do município os portais que dão acesso aos loteamentos Village Baleia Branca e Parque Balneário Porto Belo, ambos localizados no Centro. O Village Baleia Branca, anteriormente um camping famoso, foi transformado em uma área residencial em 2009, e seu portal foi incorporado ao patrimônio paisagístico de Porto Belo. O pórtico do Parque Balneário Porto Belo, situado próximo à igreja matriz Bom Jesus dos Aflitos, também foi preservado por sua importância visual e cultural, especialmente por estar na região com a maior concentração de hospedagens do município.

Para garantir a proteção desses símbolos, o Decreto 3.809, publicado em abril, regulamenta a Lei 3.423 e proíbe qualquer alteração nos portais sem a autorização expressa da municipalidade.

Deixe seu comentário