O município se destaca como um dos primeiros de Santa Catarina a iniciar esse processo, sendo o terceiro no Estado a aderir à iniciativa
Na última terça-feira (22), a Prefeitura de Porto Belo deu mais um passo importante na prevenção de desastres naturais ao se reunir com representantes da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI para planejar a execução do contrato referente ao Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O município se destaca como um dos primeiros de Santa Catarina a iniciar esse processo, sendo o terceiro no Estado a aderir à iniciativa.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
A reunião teve como foco a formação da equipe técnica que será responsável pelo desenvolvimento do plano, além da estruturação do Comitê Gestor Municipal. Também foram definidas as primeiras datas para os levantamentos de campo, que servirão de base para o diagnóstico e planejamento de ações. O trabalho seguirá as diretrizes do Ministério das Cidades, com uma abordagem técnica e participativa voltada ao enfrentamento de riscos ambientais.
O contrato firmado com a UNIVALI tem duração de um ano e prevê a atualização do mapeamento das áreas de risco geológico e hidrológico em todo o território de Porto Belo. A proposta inclui ainda a definição de medidas estruturais e não estruturais que servirão de base para futuras intervenções de mitigação e prevenção de eventos como deslizamentos, inundações e alagamentos.
O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil de Porto Belo e contou com a presença dos professores Francisco Antônio dos Anjos e Andrea Rosane dos Santos, da UNIVALI; do diretor de Proteção e Defesa Civil de Porto Belo, Juarez Amorim; da consultora especial de Planejamento Estratégico, Dra. Elaine da Cruz; do procurador da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Dr. Ricardo Cavalheiro; e da engenheira civil Priscila Lopes.