A tradição da pesca artesanal e a fé da comunidade voltam a se encontrar em Porto Belo no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, durante a Missa de Bênçãos que marca oficialmente a abertura da temporada da Pesca da Tainha. A celebração acontece às 9h30 no Rancho Henrique, em frente à Pousada Vô Jaques, na Praia do Balneário Perequê.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O evento é promovido pela Fundação da Cultura e pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Governo de Porto Belo, com condução da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos. A missa reúne pescadores, moradores e visitantes em um momento de espiritualidade e união, com o propósito de abençoar o início da safra e renovar os laços da comunidade com o mar.
Símbolo de identidade cultural para a cidade, a pesca da tainha na modalidade de “arrastão” envolve dezenas de pessoas que, desde as primeiras horas da manhã, se dedicam à observação dos sinais que indicam a chegada dos cardumes. A prática exige cooperação, atenção e, principalmente, respeito à tradição passada entre gerações.
A temporada de pesca com emalhe anilhado foi liberada em 1º de maio, e os tradicionais ranchos de Porto Belo já estão prontos para mais um ciclo. Em 2024, o estado de Santa Catarina registrou a marca de mais de 2 milhões de quilos de tainha capturados.