Saúde

Marcos Costa | 16/05/2025 13:54

16/05/2025 13:54

1747 visualizações

Porto Belo destaca como funciona ordem para atendimentos na UPA24h

O tempo de espera pode variar nos casos de menor gravidade

A Secretaria de Saúde de Porto Belo destaca a importância da população entender o funcionamento do sistema de classificação de risco por cores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Isso porque, o tempo de espera, principalmente em períodos de alta demanda, pode variar nos casos de menor gravidade.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp

Além disso, a UPA 24h de Porto Belo realiza mensalmente mais de 7 mil atendimentos. A unidade recebe tanto moradores do município quanto de outras cidades da região, atendendo a obrigatoriedade do SUS. O sistema de risco por cores organiza os atendimentos conforme a urgência de cada caso.

A triagem na UPA segue o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR). O protocolo categoriza os pacientes em cinco níveis, sendo classificados pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

• Emergência (Prioridade Máxima) – Cor vermelho – Atendimento imediato. Casos muito graves, com risco de morte, como parada cardiorespiratória, hemorragias externas, trauma grave, dor torácica intensa, crise convulsiva em atividade, crise asmática grave, trabalho e parto, entre outros.

• Muito Urgente (Prioridade Alta) – Cor Laranja – Situações sérias que exigem atenção rápida, como alteração da consciência, ferida de difícil controle de sangramento, intoxicação por produtos químicos de alta letalidade, overdose ou envenenamento, dor intensa, dificuldade de respirar (saturação de O2 < 85-89%), dificuldade de falar súbita, edema de face, acidente com animal peçonhento, alucinações, potencial suicida, história de trauma craniano recente, entre outros.

• Urgente (Prioridade Média) – Cor Amarelo – trauma moderado ou leve, TCE sem perda de consciência, queimaduras menores, dificuldade de respirar leve ou moderada, dor abdominal intensa, pós convulsão, dor de cabeça intensa, entre outros.

• Pouco Urgente (Prioridade Baixa) – Cor Verde – pacientes com classificação verde podem ser atendidos em unidades de atenção básica, sendo os sintomas: dor abdominal leve, casos de asma fora de crise, ferimentos leves que não necessitam de sutura, resfriados e dor de garganta, contusões e escoriações, náuseas e vômitos, desconforto urinário, entre outros.

• Não Urgente (Prioridade Mínima) – Cor AZUL – Situações que poderiam ser tratadas em Unidades Básicas de Saúde: queixas crônicas (dores de cabeça e nas costas), resfriados e viroses (sintomas leves de resfriados ou virose, como febre baixa e dor de garganta), contusões e escoriações (ferimentos superficiais, como pequenos hematomas e arranhões), dores leves em geral, entre outros.

É importante lembrar que nem sempre quem chega primeiro será atendido primeiro, pois a prioridade é sempre para quem está com risco mais grave. No momento, as classificações aparecem na tela de recepção, porém nos próximos dias será implementado o uso de pulseiras identificadoras.

A Secretaria de Saúde de Porto Belo também reforça que situações não urgentes devem, sempre que possível, ser direcionadas às Unidades Básicas de Saúde, ajudando assim a manter o fluxo da UPA mais ágil para quem realmente precisa de atendimento emergencial.

Deixe seu comentário