Durante a reunião, os participantes analisaram sistemas de monitoramento meteorológico e debateram atualizações nos protocolos de resposta a emergências
Porto Belo sediou na quarta-feira (26) a primeira Reunião Itinerante do Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O encontro reuniu representantes de cidades da região como Itapema, Bombinhas, Balneário Piçarras, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Penha e Porto Belo, além do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Pedro Ademir da Rocha Júnior.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Durante a reunião, os participantes analisaram sistemas de monitoramento meteorológico e debateram atualizações nos protocolos de resposta a emergências, bem como no Plano de Contingência da Assistência Social. Um dos principais temas foi a padronização do plano de fiscalização de áreas de risco, documento exigido para que os municípios possam aderir ao programa de kits de estruturação da Defesa Civil, oferecido pelo Ministério Público de Santa Catarina.
O calendário anual de reuniões e treinamentos de capacitação de agentes municipais também foi definido. O grupo ainda discutiu o Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), que visa levar noções de prevenção a desastres para alunos do ensino fundamental II.
Segundo os organizadores, a iniciativa busca fortalecer o trabalho em rede entre as Defesas Civis municipais, com o objetivo de compartilhar experiências, padronizar ações e ampliar a eficiência das respostas diante de desastres naturais ou eventos extremos.