A orientação à população é redobrar os cuidados e estar atenta aos sintomas que podem indicar uma infecção viral
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a Prefeitura de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica os alertas sobre o aumento de casos de viroses no município. A orientação à população é redobrar os cuidados e estar atenta aos sintomas que podem indicar uma infecção viral.
Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
As viroses, doenças causadas por diferentes tipos de vírus, se espalham com mais facilidade durante o verão devido à maior circulação de pessoas, à exposição ao calor e à umidade elevada, além do consumo de alimentos em temperaturas inadequadas. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, náuseas, vômitos e dores abdominais.
O médico Dr. Silvio Andrade, que atende na Estratégia da Saúde da Família da Unidade Carolina Ramos, em Porto Belo, alerta sobre os sinais graves da doença. “A virose é uma infecção provocada por diversos tipos de vírus, afetando geralmente o sistema respiratório, digestivo ou outros órgãos. Caso surjam sintomas como tontura, confusão mental, boca seca, febre alta e persistente ou falta de urinar por mais de 8 horas, é essencial procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h”, enfatiza o profissional.
Para reduzir o risco de contrair viroses, a Secretaria de Saúde recomenda algumas medidas preventivas: lavar as mãos com frequência, manter-se bem hidratado e evitar aglomerações em ambientes fechados.
A população deve seguir as orientações de prevenção e, ao apresentar sintomas, procurar a Unidade de Saúde de seu bairro.