A Prefeitura de Porto Belo realizou nesta semana uma operação de fiscalização e autuação em construções iniciadas de forma irregular nas ruas Do CTG, Maria Ilza Neri e Pedro Guerreiro, no bairro Vila Nova. A ação teve como principal objetivo evitar a continuidade de edificação em áreas de morro, classificadas como zonas de risco, garantindo assim a segurança dos moradores e a preservação ambiental.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
A operação foi conduzida de forma integrada por diversas secretarias municipais, como Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria de Assistência Social, Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP), Secretaria de Planejamento Urbano e Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar.
Nos últimos anos, Porto Belo tem enfrentado um aumento preocupante de construções irregulares em áreas de risco, o que gera inquietação tanto no âmbito ambiental quanto na segurança das famílias. O município vem intensificando as ações de fiscalização dessas áreas, sempre com base nas orientações do Ministério Público, que tem solicitado a atuação do Poder Público para o controle dessas ocupações. Além disso, ações educativas têm sido promovidas para conscientizar a população sobre os riscos e as consequências de adquirir terrenos irregulares, especialmente aqueles vendidos pelos chamados “Grileiros”, responsáveis pela comercialização dessas áreas. O foco das investigações atuais é o combate e desarticulação dos grupos que vendem terrenos irregulares, com o intuito de impedir a ocupação desordenada do território.