Cultura

Jenni Thomaz | 05/03/2025 11:42

05/03/2025 11:42

10089 visualizações

Projeto leva cultura indígena e afro-indígena a escolas públicas de Bombinhas

As apresentações acontecerão entre março e maio de 2024, contemplando cinco escolas do ensino fundamental I

A riqueza das tradições indígenas e afro-indígenas do Brasil ganha vida nas apresentações de “AranduEté – A Sabedoria Verdadeira”, um projeto de contação de histórias que levará aos alunos da rede pública municipal de Bombinhas um mergulho no folclore nacional. As apresentações acontecerão entre março e maio de 2024, contemplando cinco escolas do ensino fundamental I.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Idealizado por Maria Cristina Mello e produzido por Samara Miranda, o projeto busca valorizar a cultura dos povos originários por meio da oralidade, da música e da literatura. No espetáculo, os alunos conhecerão histórias de personagens icônicos como Curupira, Vitória-Régia e Maculelê, resgatando a identidade cultural brasileira e fortalecendo o contato com tradições ancestrais.

A apresentação ganha vida com a atuação de Samara Miranda (contadora de histórias e roteirista), Maria Cristina Mello (musicista, compositora e roteirista), Peter Allan Ramos (musicista e compositor) e Deyse Cristina Barbosa (intérprete de Libras). O espetáculo traz caracterização rica e adereços cênicos que tornam cada lenda mais envolvente e acessível para o público.

Além das apresentações nas escolas, o projeto promoverá uma contrapartida sociocultural no Auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola, onde a equipe artística realizará um show musical sobre ritmos brasileiros. O evento reunirá músicos, intérprete de Libras e a contadora de histórias, proporcionando um momento de interação com a cultura popular.

Para garantir acessibilidade, todas as apresentações contarão com intérprete de Libras e panfletos em braille, além de serem realizadas em espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

“AranduEté – A Sabedoria Verdadeira” é uma realização de Maria Cristina Mello, viabilizada com recursos da Prefeitura Municipal de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2024 do Fundo Municipal de Cultura.

Deixe seu comentário