Você certamente se deparou com algum absurdo ou história inventada nesta terça-feira
A terça-feira (01) deste mês começou com um clima diferente no ar, absurdos sendo anunciados e histórias sendo inventadas. Celebrado em boa parte do mundo, o Dia da Mentira é uma tradição popular do Ocidente. Mas você sabe quando e onde essa data teve origem?
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
A versão mais aceita diz que a data teve origem ainda na Idade Média, no século 16. Por mais que pareça, esse dia não é brasileiro. Na verdade, o 1º de abril surgiu na França, com um simbolismo histórico.
Durante o século 16, o calendário utilizado pelos franceses era diferente do que estamos acostumados hoje. Isso porque, na idade média, os franceses “viravam” o ano no dia 1º de abril. Na época, a comemoração do Ano Novo iniciava no dia 25 de março e durava uma semana.
A bagunça começou quando o então rei Carlos 9º decidiu, em 1564, adotar o formato moderno. Apesar da mudança, uma parte da população demorou para acreditar nele. Entretanto, como o calendário já estava decretado e era oficial, as pessoas que foram resistentes à troca passaram a ser chamadas de “bobo de abril”.
A partir daí surgiram diversas piadas e zoações sobre o tema. Como convites para festas de ano novo imaginárias e até presentes e cartões de comemoração. A brincadeira se popularizou por todo o mundo. Assim, o 1º de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira.
Brasilllll!!
Nas terras tupiniquins, o primeiro registro dessa brincadeira aconteceu em 1828, ainda no período imperial do país. Na época, o jornal mineiro A Mentira noticiava a morte do então rei Dom Pedro I.