Educadores da rede municipal se reuniram para compartilhar experiências e debater caminhos para uma educação mais humana e conectada com a infância
Com o objetivo de valorizar experiências que inspiram a transformação na educação, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo realizou, nos dias 24 e 25 de junho, um seminário voltado à rede municipal de ensino, com foco na Educação Infantil e nas demais etapas da formação básica.
Sob o tema “Práticas Pedagógicas que Transformam e Inspiram”, o encontro reuniu professores, gestores e demais profissionais da área para refletir sobre o papel do educador na escuta ativa, no fortalecimento de vínculos com as crianças e na construção de um ambiente de aprendizagem acolhedor e significativo.
A programação do primeiro dia contou com a participação da palestrante Patrícia Casasanta, que apresentou a reflexão “Cinco mentes para o futuro”, abordando competências essenciais para a formação dos estudantes no século XXI.
Na sequência, unidades como os NDIs Antonio Manoel dos Santos e Lauro Prado apresentaram relatos pedagógicos com enfoque em linguagem, memória e vivências infantis.
Durante a tarde, o público acompanhou projetos desenvolvidos em sala de aula que exploram identidade, pertencimento e aspectos socioemocionais. Iniciativas como “A cor da minha pele”, “Projeto Escola Azul” e “Clínica das Emoções – Dr. Brinquedo” mostraram como o cuidado com a infância pode ser potencializado com criatividade e escuta sensível.
Na quarta-feira (25), o seminário teve continuidade com a presença de profissionais dos Anos Iniciais, Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O dia começou com um café de acolhimento e uma apresentação cultural, seguido de nova palestra com Patrícia Casasanta.
Ao longo do dia, as escolas da rede apresentaram práticas desenvolvidas em suas unidades, com destaque para projetos que promovem o protagonismo dos estudantes e o fortalecimento dos laços entre escola e comunidade.
O evento reforçou a importância de construir uma educação conectada com os valores humanos, colocando em evidência a potência das experiências vividas nas escolas públicas de Porto Belo.