Política

Jenni Thomaz | 01/10/2025 10:19

01/10/2025 10:19

3299 visualizações

Vereadores mirins de Porto Belo apresentam projeto sobre bem-estar animal em encontro estadual

Além do intercâmbio de experiências e da apresentação de iniciativas, Porto Belo leva ao encontro um projeto de censo escolar de animais domésticos

Os vereadores mirins de Porto Belo participam nesta quarta-feira (1º) do 14º Encontro Estadual do Vereador Mirim, que acontece no Centro de Convenções de Florianópolis (Centro Sul). O evento é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e tem como objetivos estimular a participação cidadã na política, aproximar o Poder Legislativo da juventude e incentivar o diálogo e a paz nas escolas.

Além do intercâmbio de experiências e da apresentação de iniciativas, Porto Belo leva ao encontro um projeto de censo escolar de animais domésticos. A proposta foi construída pelos vereadores e vereadoras mirins do município, com apoio da Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap).

Na última semana, os jovens parlamentares visitaram as escolas que representam para divulgar a iniciativa e distribuir os formulários do censo. Durante as visitas, os estudantes também receberam informações sobre políticas públicas para o setor.

Segundo a vereadora mirim Cecília Mafra, estudante do 8º ano da EBM Professora Nair Rebelo dos Santos, a proposta é fundamental para ampliar o cuidado com os animais no município:
— Assim, a gente consegue saber a quantidade de vacinas que precisa, quantos animais são castrados ou não e onde ainda é necessário avançar.

Cecília, que convive com cinco gatos e dois cães, também revelou que há quase um ano adotou o vegetarianismo por acreditar que “se a gente pode sobreviver sem maltratar os animais, é o jeito certo da gente existir na Terra”.

Para o diretor de Bem-Estar Animal, Jeferson Ioregian, a iniciativa dos vereadores mirins é inovadora e necessária:
— Vamos nos beneficiar desse projeto porque teremos dados para planejar políticas públicas. Eles estão bem empolgados e engajados.

A estudante Maria Cecília dos Santos, também do 8º ano da EBM Nair Rebelo, destacou o aprendizado proporcionado pelo projeto:
— Foi uma experiência marcante. Trouxe alegria e o sentimento de estar contribuindo para algo que pode gerar mudanças sociais.

O vereador Rodrigo Borba (União), coordenador do programa Vereador e Vereadora Mirim em Porto Belo, reforçou a importância da ação:
— Esse trabalho permitiu aos jovens conhecerem as políticas existentes, irem a campo e levantarem dados sobre um tema presente na vida da maioria dos alunos, já que grande parte possui pets, inclusive espécies exóticas.

Deixe seu comentário