Terceira edição do projeto encerra com homenagens a docentes e presença de autoridades
A Câmara Municipal Mirim de Porto Belo realizou nesta segunda-feira (2) o encerramento da legislatura 2024. As sessões de despedida (houve uma ordinária seguida de duas sessões extraordinárias) contaram com a presença de autoridades, docentes das escolas participantes do programa e vereadores adultos. Os jovens parlamentares fizeram um balanço da experiência vivida ao longo do ano e fizeram a entrega de moções a professores e servidores escolares.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Porto Belo no WhatsApp
Deputado estadual pelo MDB e ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein foi uma das autoridades presentes (e homenageadas com moção). Ele enalteceu a iniciativa da Câmara, iniciada em 2019, destacou a recente visita que os vereadores mirins fizeram ao seu gabinete na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e desejou que os jovens sigam no caminho da política institucional, pleiteando futuros cargos públicos.
“Porque tudo se conquista, não esqueçam, com muito trabalho, muita dedicação, amor pelo que se faz e respeito pelo seu próximo”, concluiu.
O prefeito Joel Lucinda (MDB), cujo gabinete os mirins visitaram momentos antes da sessão, relembrou a própria trajetória como vereador e valorizou o aprendizado proporcionado pelo programa.
“Não tinha o conhecimento que vocês têm hoje”, admitiu.
Joel também festejou a majoritária presença feminina no parlamento mirim e, da mesma forma que seu antecessor, os incentivou a seguir militando na política.
“Que eu possa voltar aqui em uma posse de vocês como vereador, prefeito ou vice-prefeito”, disse.
Previsões à parte, Marcos Roberto da Cruz Júnior já sabe o caminho que pretende seguir. O estudante de nono ano da Escola Básica Municipal (EBM) Professora Nair Rebelo dos Santos, bairro Vila Nova, creditou essa certeza ao programa Vereador e Vereadora Mirim. Veterano de duas legislaturas, ele resumiu assim a experiência.
“Eu não falava direito, eu era tímido, pode-se dizer, e hoje eu sou a pessoa mais animada que se pode conhecer. E tudo graças a esse programa”.
Presidente da Câmara, o vereador Magno Munõz (PSD) ressaltou o caráter coletivo do projeto (“um trabalho feito a várias mãos”) e seu viés educacional, reforçado este ano com uma série de atividades complementares, como oficina de oratória e visitas à residência oficial do Governador do Estado, à Alesc e a outras câmaras mirins.
Segundo Magno, foi possível testemunhar a evolução do grupo ao longo da legislatura.
“Este ano, eles tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a política instituída como poder público, que é diferente da política partidária, e isso faz com que a gente fique muito contente, porque a gente vê o quanto cada um adquiriu de conhecimento. Você conversar com eles na época que chegaram aqui era uma conversa. Você conversar com eles hoje é outro assunto. Eles sabem do que eles estão falando, eles têm uma vivência que aconteceu na prática”, elogiou.
Ainda não está definido o início da legislatura 2025 da Câmara Mirim, mas a expectativa é que o processo eletivo ocorra no início do próximo ano escolar.