Políticas

Jenni Thomaz | 26/11/2025 17:57

26/11/2025 17:57

1844 visualizações

Câmara entrega medalha Excelência em Ensino a profissionais da rede municipal nesta quinta-feira em Porto Belo

A sessão solene acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, no plenário da Câmara

A proximidade do fim de 2025 traz alívio e senso de dever cumprido para uma categoria essencial do funcionalismo municipal. Com o encerramento do ano letivo, professores, gestores e demais profissionais da educação se preparam para um período de descanso após meses de atividades intensas. Para onze deles, porém, o recesso virá acompanhado de um reconhecimento especial: pela primeira vez, a Câmara de Vereadores fará a entrega da medalha Excelência em Ensino Professora Márcia Aparecida Machado Domingos.

A sessão solene acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, no plenário da Câmara. A honraria foi criada por meio de um projeto de lei aprovado em outubro e tem o objetivo de valorizar professores e ex-professores da rede municipal que se destacaram no exercício de suas atividades — seja durante o ano letivo ou ao longo de toda a carreira. A medalha está associada ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, mas, por ser o primeiro ano da iniciativa, a entrega foi transferida para novembro.

O nome da homenagem reverencia a trajetória da professora Márcia Aparecida Machado Domingos, falecida em abril de 2023 aos 62 anos, após conviver por doze anos com um câncer. Márcia atuou por décadas na educação, passando por escolas privadas, estaduais e municipais. Seu último cargo foi como gestora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) Antônio Manoel dos Santos, no bairro Araçá, onde também residia. A família da educadora estará presente à cerimônia e receberá uma homenagem póstuma.

“O nome da professora Márcia é uma escolha muito apropriada. Ela construiu uma trajetória marcante na educação do município, iniciou na profissão ainda aos quinze anos e sempre demonstrou profundo comprometimento e empatia”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Willian Ismael dos Santos (Progressistas). Para ele, a honraria reforça o papel essencial dos educadores. “Os profissionais da educação representam a base da nossa sociedade e compõem a categoria mais representativa do serviço público municipal. Nada mais justo do que receberem um reconhecimento especial do Legislativo”, completou.

A solenidade marca não apenas a valorização dos homenageados, mas também a estreia de uma iniciativa que pretende se consolidar no calendário oficial como um tributo anual ao compromisso e à dedicação de quem transforma vidas por meio do ensino.

Deixe seu comentário